segunda-feira, 10 de setembro de 2012

QUANDO DEUS FICA EM SILENCIO !


“Mas, vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, ajuntou-se o povo a Arão e disseram-lhe:
 Levanta-te, faze-nos deuses que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu”. (Ex 32:1)

Moises , o porta voz de Deus na terra , o mensageiro da palavra , subiu pro monte para se encontrar com Deus.
Aos olhos do povo , o lider estava demorando demais.
Pelo fato que não sabiam o que tinha sucedido a Moises , o povo sugeriu a Arão de fabricar um ídolo , algo que poderia “substituir” aquilo que era ” original “: A palavra e direção de Deus !
Israel não soube lidar com o silencio de Deus !
Quando Moises ( que trazia a palavra revelada do alto ) se ausentou , o povo não esperou e partiu por outra direção !
Como você lida com o silencio de Deus ?
Como você costume agir quando abres a bíblia , e Deus não fala ainda ?
Qual é a sua reação diante a fase de espera ?
Gostaria sublinhar 3 niveis de pessoas , e durante essa analise , tenha a humildade de discernir o seu nivel espiritual.
1- Existe um primeiro nivel de “crentes” que entram no deserto , mas nunca sairão dele! Estes representam o povo de Israel.
Um povo que recentemente abandonou o mundo , que pensa como o sistema “mundo” e que ainda vive como o “mundo” . São os que vivem e prevalecem no deserto e não sairão jamais !
São os que não sabem lidar com o silencio de Deus e pela impaciência deles , obtam obedecer aos desejos do seu coração , criando “ídolos” , “substitutos” e maneiras de reproduzir os mesmos costumes e praticas que faziam quando estavam nas garras do Farãó !
A bíblia diz: (Ex 32:6)..o povo sentou-se a comer e a beber; depois levantou-se para folgar.
25. Quando, pois, Moisés viu que o povo estava desenfreado (porque Arão o havia desenfreado, para escárnio entre os seus inimigos)…
O povo estavam entregos em obras totalmente carnais , tal como bêbedicia , sensualidade , festa mundana ect..
Este povo não temia a Deus !
Notam que quando Deus abriu o mar vermelho , todos se maravilharam e até cantaram louvores celebrando a vitoria do Eterno.Mas quando Moises saiu,partiram pro outros deuses.
(Is 57:11)… Não é porventura porque eu me calei, e isso há muito tempo, e não me temes?
O que identifica um crente que não sairá do deserto é aquele que quando é colocado a prova , pelo silencio de Deus , este , demostra atitude de irreverência e falta de temor. Essa pessoa pode até ficar deslumbrado(a) diante de milagre e louvores mas pela sua falta de fé , ansiedade e impaciência , criará “bezerros malditos” , jeitinhos de introduzir dentro do seu dia a dia cristão um pedaço do mundo!
Estes não esperam com paciência a palavra revelada do Eterno! Mas andam segundo a sua própria natureza humana e carnal e certamente , morrerão.
2- Temos outro nível de cristãos. Os que esperam a palavra !
Josué não se misturou com a “maioria” que gostavam do “Oba-Oba” ! Tal vez poderia ter sido tratado pelos “membros Israelenses” como um fanático , radical , marginal ou até mesmo “religioso”!
Mas ele era separado e mesmo sendo “minoria”, prevaleceu no pé da montanha esperando a palavra revelada : MOISES.
Um cristão que ama Deus , sabe e entende que vale a pena esperar ! Sabe que Moises terminará descendo e trazendo uma direção precisa.
Josué passou pelo deserto SIM , mas saiu dele e entrou na terra prometida.
O deserto é temporário para os que esperam no Senhor , para os que não saiam do pé da montanha até receber uma palavra Rhema de Deus.
Mas para os que são carnais , o deserto poderá se tornar para sempre , a menos que haja uma atitude de arrependimento.
3- Há um terceiro nivel : O nivel do que são chamados para liderar multidões pela palavra revelada !
Existem essas três fases na vida do Cristão . Mas a medida que você abandone de vez as obras da carne , buscando a santidade (“que significa ser separado”) , Deus lhe dará no seu devido tempo a sua vitoria.
Você sabia que tudo aquilo que o povo carnal usou para contruir o “ídolo” foi aquilo que Deus deu para seu povo quando este saiu do Egito ?
( Ex 14:35) “Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme a palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e vestidos.
Não desperdície aquilo que Deus Lhe deu para realizar supostos “sonhos” do seu coração motivados pela sua carne e que pode ser visto para Deus como um “ídolo”!
Prevalece firme , radical em relação a sua promessa.
É sempre na fase do “silencio de Deus” que satanás introduzirá uma sugestão conforme a cobiça ou concupiscência do seu interior. Quando existe uma necessidade fisiológica ou sentimental ,satanás irá lhe propor um “bezerrinho” esculpido ao seu jeitinho ! E terminará fazendo aquilo que o diabo quer.
Como evitar esse desastre ?
Fazer como Josué , se separar do mundanismo que existe dentro da igreja . Mesmo que você se sinta sozinho(a) na sua posição , não saia de là , assim você sairá do seu deserto e testemunhará da fidelidade do Eterno.
UMA ATITUDE PARA HOJE:
Senhor , tomo uma firme decisão de esperar com paciência a tua palavra , e não criarei , nem inventarei métodos mundanos , introduzindo-os na minha vida , justificados pelo meu desejo carnal e precipitado .
Se o Senhor não falou ainda no meu coração , isso quer dizer que já respondestes :” Não faça nada e aguarda no pé do Sinai !”
Amem.
Pr Chris Duran.

http://chrisduran.com.br/blog


Nenhum comentário:

Postar um comentário