domingo, 10 de fevereiro de 2013

Herói da Comunicação na Igreja: Martin Luther King Jr.


“Uma das grandes tragédias da vida é que os homens raramente ultrapassam o abismo entre a prática e a profissão, entre fazer e dizer.”-Martin Luther King Jr.
Uma das maiores lições de Martin Luther King Jr. é que ele entrou em ação. Ele não se escondeu atrás de um púlpito. Ele fez algo.
-       Provocada pela posição de Rosa Parks contra as leis de Jim Crow, King liderou o boicote aos ônibus de Montgomery, 1955. Cerca de 90 líderes, incluindo King, foram indiciados durante o boicote, mas eles fizeram disso um ato de desafio. “Eu estava orgulhoso de meu crime”, disse King. “Foi o crime de juntar meu povo em um protesto não-violento contra a injustiça.”
-       No Domingo Sangrento, 7 de março, 1965, soldados do estado de Alabama atacaram manifestantes de direitos civis com bombas de gás lacrimogêneo, cassetetes e cavalos de carga, quando tentavam atravessar a ponte Edmund Pettus. King não estava presente naquela marcha, mas declarou: “Se eu tivesse alguma ideia de que as tropas estaduais usariam o tipo de brutalidade que usaram, eu teria me sentido obrigado a desistir de meus deveres da igreja para liderá-los.” Ele estava lá, dois dias depois de liderar uma marcha cerimonial e novamente duas semanas depois, quando a marcha recomeçou com a proteção de uma ordem judicial.
-       Em 1966, King e Ralph Abernathy mudaram-se para os subúrbios de Chicago para demonstrar seu apoio e empatia para com os pobres.Eles marcharam contra a segregação nas políticas de habitação e durante uma marcha foram recebidos por uma multidão zombando, jogando pedras, garrafas e rojões. King foi atingido na cabeça por uma pedra, um de 30 feridos. Sua resposta: “Eu tenho que fazer isso, me expor para expor este ódio”.
Mas agir nunca é fácil. King foi preso 29 vezes. Sua casa foi bombardeada. Sua vida foi ameaçada várias vezes, e ele acabou sendo assassinado.
Comunicar uma mensagem é uma coisa, mas apoiá-la com ação sempre é necessário. Nós não podemos chamar as pessoas a amar o próximo, enquanto nos sentamos sem fazer nada. A lição de Martin Luther King Jr. é que ele não apenas comunica a sua mensagem, mas ele trabalhou para concretizá-la. É o exemplo de sua vida e um desafio que ele colocou na porta da igreja:
“A igreja deve ser lembrada que não é o mestre ou o servo do Estado, mas sim a consciência do estado. Ela deve ser o guia e o crítico do Estado, e nunca a sua ferramenta. Se a igreja não recapturar seu zelo profético, ele vai se tornar um clube social irrelevante sem autoridade moral ou espiritual. Se a igreja não participar ativamente da luta pela paz e pela justiça econômica e racial, ela vai perder a lealdade de milhões e levar homens de todos os lugares a dizerem que atrofiou a sua vontade. Mas se a igreja vai libertar-se dos grilhões de um status quo mortal, e, recuperando a sua grande missão histórica, vai falar e agir sem medo e com insistência, em termos de justiça e de paz, que irá incendiar a imaginação da humanidade e colocar fogo as almas dos homens, imbuindo-os com um amor brilhante e ardente pela verdade, justiça e paz. Homens de longe e de perto conhecerão a igreja como um grande companheirismo de amor que fornece luz e pão para os viajantes solitários à meia-noite”.
Em sua “Carta da Prisão de Birmingham ” King expressou sua decepção com os cristãos moderados que condenaram a violência que eclodiu fora do Movimento dos Direitos Civis:
“Todos os muitos outros têm sido mais cautelosos do que corajosos e permaneceram em silêncio por trás da segurança anestesiante de vitrais”.
Que não sejamos nós.
                                                                                                                   http://sepaldigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário