quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

FRUTO DO ESPIRITO - Gl 5.22


O Fruto do Espirito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.
AMOR – O amor é a maior das virtudes do fruto do Espírito. Este amor não é o amor natural. É muito fácil amar àqueles que o amam. Mas, o amor, virtude maior do Espírito, é um amor que tem sua origem em Deus, e é dado ao crente que verdadeiramente procura seguir as pisadas de Cristo, e se empenha por adquirir a Sua semelhança.
ALEGRIA – A palavra alegria vem diretamente do grego, e significa: contentamento, gozo, tranqüilidade. Esta alegria não tem a sua origem no que é natural, nem é derivado das circunstâncias. Esta alegria é constante, e faz o coração elevar-se em exultação a Deus, mesmo em meio a tristezas e mágoas. Suas raízes estão em Deus e nos vem como resultado de nossa obediência aos mandamentos divinos.
PAZ – Somente aquele que aceita a Jesus como Salvador e Senhor da sua vida, encontrará paz eterna, pois ele é o Príncipe da Paz, ( Is 9; 6 ). Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” ( Jo 14: 27 ).
LONGANIMIDADE – É uma santa capacidade de esperar que Deus a seu tempo agirá em defesa da justiça do seu povo.
BENIGNIDADE E BONDADE – Ambas as palavras têm sentido aparentes. Tanto benignidade como bondade falam da capacidade de se identificar com pessoas em suas alegrias e tristezas. “Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram” ( Rm 12:15).
FIDELIDADE – Aquele que é fiel a uma pessoa ou a uma causa é uma pessoa que se manterá fiel até a morte. Isto é o que significa ser fiel e leal a Cristo.
MANSIDÃO – É humildade primeiramente diante de Deus e em segundo lugar, diante dos homens. O segredo da conquista da humildade é reconhecer que nós, juntamente com os demais homens, somos culpados diante de Deus, e por isso mesmo carente da sua misericórdia e perdão.
DOMÍNIO PRÓPRIO – Jesus foi um exemplo perfeito de domínio próprio. Ele ficou irado e expulsou os cambistas para fora do templo em Jerusalém, mas Ele não perdeu o equilíbrio e controle sobre o Seu espírito. “Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;” ( Ef 4: 26 ) e também: “Melhor é o longânimo do que o valente; e o que domina o seu espírito do que o que toma uma cidade.” ( Pv 16: 32).

                                                         imagem: blogebi.blogspot.com

                                             imagem:jcjuventudecatolica2010.blogspot.com

3 comentários: