segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ATUALMENTE CORRESPONDE ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS QUE BUSCAM POR EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA?


 Segundo a LDB busca-se uma formação adequada às necessidades dos alunos de nossa época, mas o que vemos na realidade é uma educação de péssima qualidade. O magistério não prepara bem os professores.
Há uma boa intenção em relação a educação no país,mas na prática o que se vê é um descaso.
Os professores não têm motivação para ensinar devido a péssima política salarial a que são submetidos. E também tem o fator das salas de aula cheias de alunos. As escolas municipais e estaduais estão com salas cheias dificultando assim o aprendizado.
 Não tem como ensinar tantos alunos de uma só vez. É desumano com o professor. Por isso muitos estão sem voz, stressados e cheios de licenças.
O número de salas de aulas também não corresponde ao número de crianças que estão em fase escolar.
O fato de não poder repetir de ano fez com que alunos terminassem o ensino fundamental sem saber ler e interpretar textos, fazer contas de dividir e etc. Essa política educacional está sendo revista. Depois de uma pesquisa feita pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sobre a qualidade do ensino na América Latina foi constatado que de cada 100 brasileiros de 15 a 19 anos, 72 não estão preparados para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.
A mesma conta foi feita em outros cinco países da região: Peru, México, Uruguai, Chile e Argentina. O percentual do Brasil só não foi pior do que o verificado no Peru.
Para chegar a essa conclusão, os autores do estudo levaram em conta não só o percentual de jovens sem ensino fundamental completo, mas também aqueles que, mesmo concluindo este nível, tiveram uma educação de péssima qualidade.
No caso do Brasil, 43% dos jovens de 15 a 19 anos sequer haviam conseguido concluir o ensino fundamental. Dos 57% que fizeram o fundamental, no entanto, o estudo estima que metade teve uma educação de baixa qualidade, já que 50% dos alunos brasileiros que fizeram a prova de leitura do Pisa (exame internacional que compara a educação em diferentes países) não passaram do nível 1 de aprendizado, o mais baixo.
A preparação dos professores para ser eficaz precisa de instituições sérias na formação deles. As faculdades de pedagogia precisam passar bem o conteúdo, dar um melhor suporte aos alunos,  passar mais experiências  e os professores precisam ser muito bem remunerados para que sejam motivados a ensinar, pesquisar e buscar para ele mesmo mais conhecimento (doutorado). Assim, a educação irá passar de utopia para realidade em nosso país.

Heliene Lobato




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