segunda-feira, 30 de julho de 2012

ADORAÇÃO:ESTILO DE VIDA


INTRODUÇÃO:
Tomamos este texto como exemplo, pois a adoração tem como propósito, entre outros, trazer revelação dos planos de Deus para nossa vida.
É na intimidade da comunhão com Deus que Ele revela a nós os intentos do inimigo, nos mostrando também como nos livrar dele (Amos 3:7, João 15:15). Como seus amigos, Deus nos dará a conhecer aquilo que precisamos saber para termos vitória.
A maneira como Jeosafá se comportou mediante a noticia que recebeu, nos mostra claramente que uma atitude de buscar ao Senhor traz resultados impressionantes, tanto a nível pessoal, familiar e até nível nacional, pois esta batalha envolveu toda a nação. Aprendemos aqui que em meio as dificuldades que nos sobrevêm, se mantivermos nossa posição de adoradores. Deus nos revelará a saída para obtermos a vitória.
Vejamos então quais foram os passos dados por Jeosafá, que o levaram a vitória sobre o inimigo:

I-       A BATALHA DE JEOSAFÁ
1-  Tomou conhecimento da situação
Ouviu claramente a noticia que estava sendo trazida até ele, e buscou ao Senhor com:
a)       Consagração – vv. 3-4
b)       Declaração da Palavra – vv. 5-9
2-  Apresentou a queixa diante de Deus – Oração
Muitas vezes não queremos dizer a Deus o que realmente esta acontecendo, mas aqui Jeosafá repetiu para Deus a noticia que tinha recebido detalhando toda a situação. Ele foi especifico naquilo que precisava falar a Deus e obter resposta.
a)   Identificou o inimigo, dizendo quem eles eram – vs.10
b)   Declarou sua confiança em Deus – vs.12
A seguir declarou que confiava plenamente em Deus, demonstrando assim sua fé, e também declarou que ele próprio não teria condições de enfrentar o grande exército que vinha contra ele.
3– Tomou consciência de sua posição, ou de quem ele era em Deus.
“Nossos olhos estão colocados em ti, apesar da nossa condição de fraqueza, tu Senhor pode nos livrar”. Esta foi a intenção do coração de Jeosafá. Ele sabia que em Deus tinha toda suficiência, pois conhecia bem o seu Deus, e o Deus de seus pais.
4–  Deus trouxe a revelação através de seus filhos
Precisamos ter em mente que Deus usa quem ele quer e na hora que ele deseja, para fazer cumprir os seus propósitos. Muitas vezes esperamos que a palavra revelada está no “irmão poderoso, benção” e assim impedimos a ação do Espírito em nossas vidas.
Neste exemplo, Deus usou um Levita, cantor por nome de Jaaziel de linhagem de Azafe, para trazer a estratégia que Deus tinha para levar o povo à vitória. Deus quer usar os músicos para trazer palavra profética, unção e poder, enquanto ocorrem a ministração do louvor. Esta profecia, ou palavra profética de conhecimento consistiu em:
a)   Deus encorajando o povo – vs. 15
b)   Deus declarando que a briga é dele – vs. 15b
c)   Deus da uma estratégia – vs.16
·         Tomar posição de batalha, e não guerrear
·         Apenas observar
5 - Adoração com o Povo – vs.18
O que segue agora é um culto de ação de graças antecipada, agradecendo a Deus pela vitória que ainda acontecerá. Antecipar-se em adoração independente das circunstâncias é um ato de fé, e a nossa batalha é sempre vencida pela fé. Houve uma ordem na maneira como eles adoraram a Deus:
a)   Os músicos tomaram uma posição
b)   O líder é quem estava à frente
c)   O músico era em alta voz
Havia júbilo e alegria, porque Deus havia falado. Não era motivo para tristeza ou medo. Por isso a música foi em alta voz. Todo o povo participou destes momentos, e aqui fica um ensinamento para aqueles que são lideres. Há momentos em que todo o povo deve participar, veja que desde o primeiro momento foi conclamado um jejum, pois o motivo era pertinente ao povo. O povo estava ameaçado e interessante é que a resposta veio de um que era do povo, não através do rei. Então agora todo o povo adora. Há comunhão entre diversas classes sociais.
Observe que adoração é para estarmos com Deus. Enquanto estamos íntimos com ele, precisando saber, entender, oferecer-se a Ele. Mas na hora da guerra, louvamos.
6 - Ter fé e permanecer seguro – vs.20
O líder sempre à frente encorajando o povo a permanecer fiel e com disposição para servir ao Senhor. Crer que Deus dá a vitória é indispensável. “Sem fé é impossível agradar a Deus” e “Aquele que se aproxima de Deus deve crer que Ele existe”.
7 - Deve existir uma ordem, estrutura para entrar na batalha:
a)   Músicos de trajes santos
b)   Os músicos estavam à frente do povo
c)   Havia uma canção apropriada
Sempre que realizamos algo para Deus, é importante observarmos qual a estrutura dada por ele. E cabe salientar que esta não é humana, vem d’Ele. Veja que aqui se repele o que já falamos quanto à santidade, e o significado dos trajes. A Palavra também afirma em diversos momentos, que o louvor deve preceder a quem se apresenta diante de Deus. E numa situação de guerra não deve ser diferente. Por isso os músicos foram colocados à frente, não porque eram melhores que os demais, mas porque esta é a maneira como Deus age. O salmo 100:4 declara: “entrai por suas portas com ações de graças, e em seus átrios com louvor”.
Quanto à canção apropriada, também já falamos que é aquela de acordo com a estratégia dada por Deus. Veja que a ordem de Deus era “ficai parados e vede o livramento”. Então o que se podia fazer a não ser dar graças ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre. Certamente o que aconteceu foi um cortejo de festa e júbilo. Eles apenas estavam saindo para ver o que Deus ia fazer como seus inimigos seriam destruídos. Aleluia!!!
8 - O louvor na batalha é arma poderosa
Aqui esta a confirmação daquilo que falamos acima, quando o povo de Deus adora e louva, o inimigo fica todo confuso, pois satanás com seus demônios não podem aceitar a honra, a glória sendo atribuída a outro que não seja ele. Nos vs. 22-23, as várias tribos que vieram contra Judá, começaram a lutar uns contra os outros, de tal maneira que todos morreram.
9 - O resultado para o povo é vitória e grande recompensa – vv.24-26
Quando estamos dentro dos planos de Deus, dentro da estratégia dada por Ele, a recompensa é muito grande. Eles ficaram três dias recolhendo os despojos. Deus tem muito, muito mesmo para nos dar.


10 - Gratidão é fundamental
Todo o Judá se alegrou no Senhor e reuniram-se para adorá-lo, agradecidos pela vitória. Veja que o motivo da sua alegria foi a derrota sobre o inimigo. – vs.26
11 - O poder de Deus é manifesto e todos reconhecem – vs.29
Veio o temor sobre os povos vizinhos e assim o reino teve paz, porque o Senhor tinha pelejado por eles.

II-      CUIDADOS
A estratégia de satanás é roubar ou distorcer a adoração a Deus.
1 - Não ter tempo para adoração
Uma das coisas que mais tem prejudicado o desenvolvimento dos ministérios é não dar tempo ao Senhor da obra. Este tempo dado a Ele é muito importante. Quando isto não ocorre, começamos a olhar para as circunstâncias que nos envolvem no dia-a-dia, como conflitos, desencontros, problemas financeiros, etc. Tudo isto vem sobre nós para não darmos o tempo que é devido ao nosso Deus.
2 - Adorar de forma errada para que não haja uma experiência profunda com Deus.
Isto acontece quando fazemos a obra do Senhor relaxadamente. Muitos líderes colocam qualquer pessoa para ministrar ou dirigir cânticos. Pessoas despreparadas, muitas vezes sem comunhão com Deus, e até mesmo sem comunhão com os irmãos. Então surgem aquelas situações do tipo:
- Dá pro irmão ir cantando algo enquanto eu chego... (típico do pastor atrasado, que sempre tem algo mais importante do que adorar);

            - Outros ficam discutindo se é aquele ou este, o cântico a ser cantado.
3 - Desacreditar no poder de Deus
Vir diante de Deus sem fé traz resultados frustrantes. Ter fé é a premissa básica para quem se aproxima de Deus. Como Eliseu, que tinha intima comunhão com Deus, não se espantou com a chegada do exército da Síria, mas seu moço sim, porque não tinha fé para crer no poder de Deus e contemplar os exércitos celestiais que estavam à sua volta.
4-Murmuração – Oposto de Adoração
Murmuração impede qualquer ato de louvor ou adoração, porque traz consigo a ingratidão. É completamente oposto à adoração. O inimigo usa nossas palavras para gerar coisas no mundo espiritual. Se abençoamos, então Deus pode nos abençoar, mas se lançamos palavras contrárias daquilo que Deus fez ou quer fazer, isto será um empecilho para a atuação do Espírito de Deus porque demonstra falta de fé.
    
    III–  ADORAÇÃO É ARMA PODEROSA PARA UMA BATALHA ESPIRITUAL
Enfatizamos este aspecto porque Adoração deve ser um ato continuo diante de Deus. Deve ser dia-a-dia. Certamente, assim como Jeosafá recebeu uma noticia repentina, nós também muitas vezes seremos confrontados com situações em que o inimigo tentará nos levar ao desespero. Outras situações em que precisamos da estratégia de Deus para arrombarmos as portas do inferno, e ganhar o espaço que precisamos, para expandir o reino de Deus. Ou ainda na nossa própria vida pessoal, obtermos vitória sobre o inimigo é fundamental.
Não podemos entrar numa batalha sem estarmos na condição de adoradores. E para podermos estar nesta condição, precisamos, assim como Elias fez na hora de lutar contra os profetas de Baal, restaurar o altar. Altar é lugar de comunhão e adoração, mas precisa estar em ordem.
1-  Outro aspecto é: Qualidade não é quantidade.
Muitos pensam que pelo muito orar, ou muito cantar, ou muito tocar, ou muito fazer é que estão adorando. Muitos até se preocupam com a qualidade estética daquilo que estão fazendo, e então se esmeram para fazer o melhor que podem. Deus não olha a aparência, nem a quantidade daquilo que se está fazendo para ele. Deus vai olhar a Qualidade. E qualidade para Deus é igual a Amor. Em obediência a Ele e por amor, vou realizar algo. Se nós gastarmos um tempo, por menor que pareça, mas neste momento, colocarmos todo o nosso empenho, Deus aceita e vai nos responder, vendo então, a vitória que precisamos. Deus nos conhece no mais profundo do nosso intimo e sabe do que somos capazes de fazer e quando realmente fazemos para ele. Jr 29:13 “Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo coração”

CONCLUSÃO
Temos que mudar nossa atitude em relação aquilo que estamos apresentando diante do Senhor, e também em relação a como estamos nos apresentando diante d’Ele. O Salmo 100 nos faz um convite para adorarmos ao Senhor. Com frases fortes, o salmista nos dá uma direção de como podemos fazê-lo.
Adoração é trazer o trono de Deus até nós, e entrarmos no Santo dos Santos e contemplarmos o Senhor e sua glória (Apocalipse 4:8-11), permitindo que o mundo veja e creia em seu poder, graça e amor.

(Fonte:Escola de Lideres - Módulo I - Ministério Peniel)
www.igrejapeniel.com.br













Um comentário:

  1. Muito...muito bom...falou profundamente ao meu coração...aprender a cada dia faz parte de nossa caminhada ao céu...obrigado...Paz do Senhor...

    ResponderExcluir