Segundo a LDB busca-se uma formação adequada às
necessidades dos alunos de nossa época, mas o que vemos na realidade é uma
educação de péssima qualidade. O magistério não prepara bem os professores.
Há uma boa intenção em relação a educação no país,mas na
prática o que se vê é um descaso.
Os professores não têm motivação para ensinar devido a
péssima política salarial a que são submetidos. E também tem o fator das salas
de aula cheias de alunos. As escolas municipais e estaduais estão com salas cheias
dificultando assim o aprendizado.
Não tem como
ensinar tantos alunos de uma só vez. É desumano com o professor. Por isso
muitos estão sem voz, stressados e cheios de licenças.
O número de salas de aulas também não corresponde ao
número de crianças que estão em fase escolar.
O fato de não poder repetir de ano fez com que alunos
terminassem o ensino fundamental sem saber ler e interpretar textos, fazer
contas de dividir e etc. Essa política educacional está sendo revista. Depois
de uma pesquisa feita pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) sobre
a qualidade do ensino na América Latina foi constatado que de cada 100
brasileiros de 15 a 19 anos, 72 não estão preparados para conseguir uma boa
colocação no mercado de trabalho.
A mesma conta foi feita em outros
cinco países da região: Peru, México, Uruguai, Chile e Argentina. O percentual
do Brasil só não foi pior do que o verificado no Peru.
Para chegar a essa conclusão, os
autores do estudo levaram em conta não só o percentual de jovens sem ensino
fundamental completo, mas também aqueles que, mesmo concluindo este nível,
tiveram uma educação de péssima qualidade.
No caso do Brasil, 43% dos jovens
de 15 a 19 anos sequer haviam conseguido concluir o ensino fundamental. Dos 57%
que fizeram o fundamental, no entanto, o estudo estima que metade teve uma
educação de baixa qualidade, já que 50% dos alunos brasileiros que fizeram a
prova de leitura do Pisa (exame internacional que compara a educação em
diferentes países) não passaram do nível 1 de aprendizado, o mais baixo.
A preparação dos professores para
ser eficaz precisa de instituições sérias na formação deles. As faculdades de
pedagogia precisam passar bem o conteúdo, dar um melhor suporte aos alunos, passar mais experiências e os professores precisam ser muito bem
remunerados para que sejam motivados a ensinar, pesquisar e buscar para ele
mesmo mais conhecimento (doutorado). Assim, a educação irá passar de utopia
para realidade em nosso país.
Heliene Lobato
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