O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. O papel principal desta associação era ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.
Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "Pão e Rosas", em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.
Em 1910, aconteceu uma conferência internacional de mulheres na Dinamarca e para homenagear aquelas mulheres foi decidido comemorar no dia 8 de Março o "Dia Internacional da Mulher".
Mas será que nós mulheres temos o que comemorar neste dia?
Sim, temos muito a comemorarmos, porque hoje as mulheres tem acesso a educação, ao mercado de trabalho (elas trabalham em qualquer profissão), e cada dia mais estão preparadas para este mercado tão competitivo.
Hoje mulheres trabalham desde a empregada doméstica até aquelas que são gerentes, reitoras de universidades, delegadas federais; juízas e presidentas de nações.
O que não comemoramos neste dia? O vazio que ficou no lar desde que saímos pra trabalhar fora. Muitas mulheres ainda não sabem lidar com a jornada dupla. Trabalham lá fora, mas não dá um tempo de qualidade pra sua família. As crianças estão sendo criadas pelos avós, pelas creches e até mesmo pela rua. Filhos que não tem o tempo de suas mães.
Que geração teremos nos futuro?
Cabe a nós o equilíbrio. Estudarmos, trabalharmos, mas não esquecermos do lar. A família deve ser nossa prioridade. A vida é muito curta; não vale a pena viver atrás de dinheiro, posição social.
Familia é suporte. Familia é lugar de aconchego, de abraço, de encorajamento.
Deus nos fez mulheres.Que maravilha ser mulher!! Obrigada Deus!!
Pra Heliene Lobato