terça-feira, 7 de junho de 2016

Minha historia em celulas na Peniel!

Começamos com 3 celulas, que antes eram cultos caseiros e fizemos a transição para células. Com o tempo elas se multiplicaram e passamos a abrir novas igrejas a partir das células.
Uma das primeiras células foi a Celula Ebenézer na casa da irmã Analita, mãe da pra. Tania Nascimento, que até hoje  funciona. Naquela época, quem liderava lá era o irmão Claudio Pinho, que hoje é pastor na Peniel de Bertioga – Centro.
Um dia o irmão Claudio, me disse que ninguém estava indo na célula. Só estavam lá os donos da casa e ele . Então ele pediu pra ficar umas semanas somente em oração lá na casa da tia Analita e que não seguiria o roteiro enquanto isso. Eu disse que ele fizesse aquilo mesmo, porque somente a oração pode romper barreiras espirituais. E foi o que aconteceu. Algumas semanas depois começou a aparecer pessoas na célula e elas diziam:” Nós viemos aqui outras vezes, mas não enxergamos o numero da casa e ficamos andando na rua de ponta a ponta, sem encontrarmos a célula. Hoje pela primeira vez, encontramos o numero da casa”. E o numero da casa, sempre esteve no mesmo lugar. O problema era espiritual. Trabalhar em células é entrar numa batalha espiritual. O líder precisa ser um homem/mulher de oração e buscar a Deus de verdade, porque não estamos brincando de clubinho social.
Da casa da tia Analita foram levantados vários líderes que hoje são pastores e missionários na Peniel, como por exemplo:Pr Claudio (Bertioga); Pra Fabiane (México 70 SV); Pr Fábio e pra Mirla (Japui SV); Pra Sonia (Sede SV); Pr Enéas (Jockey SV) e etc.
Outra célula é a Água Viva, na casa da irmã Laurinda, que também carinhosamente chamamos de tia Laurinda e que continua até hoje funcionando.
 Nesta casa, semanalmente, até hoje, a tia Laurinda ora a Deus, de cadeira em cadeira, pedindo para que pessoas venham e conheçam a Cristo em sua casa. E ela enche a sua garagem  de cadeiras, que já chegaram a mais de 30 pessoas.
Um dia, após uma mulplicação, que gerou duas células novas, restaram poucas pessoas na sua casa e na semana seguinte ela viu aquelas poucas pessoas e ficou triste, porque gosta de ver a casa cheia. Então, eu disse pra ela, que agora ela poderia continuar  orando nas cadeiras porque elas estavam vazias e precisavam ser ocupadas por novas pessoas. E foi o que aconteceu. Algumas semanas depois sua célula estava cheia de novo para gloria do Senhor. Muitas multiplicações já aconteceram nesta casa. Inclusive, pastores que hoje estão atuando no ministério começaram lá, como por exemplo os pastores Saraiva e Kielci.
Nos primeiros anos tive uma experiência tremenda com Deus que me orienta até hoje na abertura de novas casas para células.
Uma irmã e sua filha se converteram no bairro do Japui e seu marido ainda não era cristão, e sim um exotérico praticante. Esta irmã queria uma célula na casa dela e seu marido concordou, então fui lá para conversar com ele e ungir a casa para uma nova célula, como é a pratica até hoje. Mas, quando cheguei na casa, tinha muitos objetos exotéricos e fotos de anjos pra todo lado da casa, no teto, nas paredes, enfim, a casa estava cheia de símbolos exotéricos. Então, quando vi tudo aquilo, no meu coração, desisti de abrir a célula. Mas, mesmo assim, perguntei pra ele se realmente ele concordava com uma reunião de evangélicos na sua casa, pra cantar e falar sobre a Biblia todas as terças-feira  e ele firmemente concordou. Eu fiquei sem palavras, porque aquela disposição de abrir a casa pra uma célula eu não encontrava em muitos crentes e aquele homem estava com o coração aberto pra obra de Deus. Mas, eu achei que a abertura daquela célula deveria acontecer mais tarde quando ele tivesse tomado uma decisão por Cristo.
 Afinal de contas, eu pensava,  o que iriam dizer os irmãos da igreja quando soubessem que abri uma célula na casa de um exotérico? Então entrei no meu carro e fui embora dando uma desculpa de que voltaria lá pra conversarmos depois.  No caminho de volta pra minha casa eu vinha falando com Deus: “E agora, Deus, me tira dessa situação. Como vou abrir célula numa casa dessa? Como vou dizer isso pra ele? “ Então ouvi quando o Senhor me disse: ”Abre a célula. Voce lembra que Eu entrei na casa de Zaqueu?” Eu quase parei o carro. “Meu Deus!!! É mesmo! O Senhor entrou na casa daquele ladrão, mau caráter e o  Senhor  não se importou com o que iam falar de Sua pessoa. Entendi”. Fiquei chorando um tempão no carro pensando no amor de Deus pelas vidas.
Naquela semana, fui lá e abençoei aquela casa para ser uma célula e ali muitas vidas se entregaram a Cristo, inclusive o dono de casa.
Uma outra experiência foi na casa da irmã Eunice Lisboa no Catiapoã. Eu precisava de uma casa para receber a multiplicação de outra célula e esta irmã disse que queria muito a célula na casa dela, mas seu marido era incrédulo. Então eu me propus a conversar com ele e se ele aceitasse então iriamos abrir uma nova célula lá.
Naquela semana marquei um horário e fui conversar com sr. Antonio Lisboa que me recebeu muito bem. Mas ele me disse: ”Eu permito sim a célula na minha casa, mas não quero participar”. Eu disse: “Tudo bem, mas quero que o senhor participe da primeira célula pelo menos”. E ele concordou.
Coloquei todo mundo pra orar por ele, pra Jesus salvar a vida dele.
Na primeira célula, ele gostou tanto que nunca deixou de participar depois daquele dia. Se converteu, se batizou e hoje é um diácono pra gloria do Senhor. A partir daquela célula, surgiram outras e quando estávamos com cinco células abrimos nossa igreja no bairro da Vila Melo.
Em São Vicente, hoje temos 14 igrejas e com exceção da Sede, todas nasceram do trabalho de células.
Hoje o  Ministerio Peniel tem 72 igrejas e mais de 700 celulas.
Tem sido maravilhoso trabalhar em celulas e cuidar bem do povo de Deus!!
                                                                                                                             
                                                                                                                                  Heliene Lobato