segunda-feira, 29 de julho de 2013

HISTORIA DA IGREJA

COMO ERA O CRISTIANISMO PRIMITIVO?
“Para nós é difícil visualizarmos como era o Cristianismo primitivo. Certamente era muito diferente do Cristianismo que conhecemos hoje. Não havia prédios bonitos. Não havia hierarquia; não havia seminários teológicos; não havia faculdade cristã; não havia escola dominical; não havia corais. Somente pequenos grupos de cristãos...pequenos grupos de comunhão.
No início não existia nem mesmo um Novo Testamento. O próprio Novo Testamento não foi a causa destes pequenos grupos de comunhão, mas sim o resultado deles. Assim, os primeiros livros do Novo Testamento foram cartas escritas a estes pequenos grupos em parte por causa de suas dificuldades, perigos e tentações.
Tudo que eles tinham era comunhão; nada mais. Não tinham posição, nem prestígio; nem honra...Os cristãos primitivos não eram pessoas de posição, mas eles tinham um poder secreto entre eles e este poder secreto era o resultado da forma em que eles eram membros uns dos outros”.

II- O IMPÉRIO ROMANO CURVA-SE AO CRISTIANISMO, OU FOI O INVERSO?

Só nos tempos de Constantino, imperador de Roma, no século III DC é que os templos vão ser construídos e, pouco a pouco, as festas, costumes e deuses pagãos ``cristianizados`` tornando-se o ``cristianismo`` religião oficial do império. A partir daí novas práticas de culto foram introduzidas e a igreja ``romanizada``, perdendo a cada dia suas características neo-testamentárias. São criados o clero e as liturgias. Surge aí a ``Igreja Romana``.
Nos dias em que a Igreja chamada ``cristã`` perde sua verdadeira identidade se prostituindo com os ídolos e práticas greco-romanas (Idade Média), os pequenos grupos ainda são encontrados através da história (montanistas, valdenses, lolardos, anabatistas, e outros), permanecendo fiéis, embora marginalizados, e agora perseguidos não apenas pelo Império mas também pela religião oficial e seu clero. Reuniam-se em montanhas, florestas e cavernas onde muitos viviam perseguidos, massacrados e aniquilados, ``homens dos quais o mundo não era digno``. Não se curvaram a homens, preferindo antes obedecer a Deus.

III- A REFORMA COMEÇA COM PEQUENOS GRUPOS
A reforma religiosa iniciada por Martinho Lutero e prosseguida por outros reformadores começa com pequenos grupos nos lares. O próprio Lutero disse:- ``Para você crescer na fé, você deve participar de um grupo pequeno``. Os pietistas, um grupo luterano, reúnem-se até hoje em pequenos grupos. Wesley também inicia o metodismo em reuniões caseiras. As Igrejas reformadas entretanto logo se agruparam em templos onde praticamente todas as reuniões passaram a se realizar. Não conseguiram livrar-se de algumas tradições. Não negamos o valor real e histórico desempenhado até hoje pelas Igrejas Protestantes, mas o mundo todo já teria sido alcançado pelo evangelho se o modelo da Igreja Iniciante houvesse sido restaurado fielmente.

IV- OS PEQUENOS GRUPOS SOBREVIVEM AO COMUNISMO
Ainda na antiga União Soviética (Rússia, Polônia, Hungria, Letônia, etc.) e até hoje na China, com a proibição de reuniões religiosas pelo regime comunista, os crentes se reuniam nos porões das casas em pequenos grupos (Igrejas Caseiras ou Células, ``a Igreja Subterrânea``). Hoje a China, mesmo sob o comunismo, é o país de maior crescimento numérico do evangelho apenas e tão somente através das Igrejas Caseiras.

V- ATUALMENTE PODEMOS VOLTAR A CRESCER RAPIDAMENTE
No século passado, principalmente após os anos 50, muitos líderes preocupados com o crescimento real do reino de Deus, passaram a estudar, sob a orientação do Espírito Santo, com mais carinho a Igreja em seu início neo-testamentário para conhecerem o segredo de seu rápido crescimento.
Jerusalém, alguns anos antes de sua destruição pelo império romano no ano 70, contava com cerca de 50% de sua população convertida (quando da destruição os cristãos já haviam dela saído), e em toda a Judéia havia então cerca de 100.000 cristãos. Antes do final do primeiro século praticamente todo o mundo conhecido já tinha ouvido o evangelho.
Convém lembrar que os meios de comunicação e locomoção eram muito precários quando comparados com os atuais. Hoje nós temos tudo isso e é claro que devemos usá-los enquanto podemos. No entanto, a Igreja primitiva reunindo-se em lares gozava da comunhão do primeiro amor, do poder do Espírito Santo e da compaixão pelas almas perdidas, e isto fazia e faz até hoje a diferença.
Jesus continua a dizer: ``A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara`` (NVI - Mateus 9.37 e 38). Além de rogarmos, nós devemos dar oportunidades reais para que os ceifeiros trabalhando, colham frutos em abundância na seara do Mestre.

Extraido da escola de Lideres - Módulo I
                                                                                                       Ministério Peniel